Como gelar cerveja: dicas de um profissa!

fevereiro 18th, 2011   •   1 Comment   

Domingo à tarde. Churrasqueira já fervendo. Galera chegando à sua casa. Um calor infernal! Você olha pro lado e vê uma centena de latinhas e garrafas empilhadas num canto esquecido do quintal. Seu irmão não fez a única coisa que você pediu encarecidamente para ele fazer: colocar a CERVEJA PRA GELAR.  E agora?

Olha a foto que achamos: o escritor “maldito” Charles Bukowski buscando uma gelada!

Se você jogar no Google um “como gelar cerveja” vai pipocar um montão de dicas, e fórmulas mirabolantes como, por exemplo, pra cada saco de gelo, colocar dois litros de água, meio quilo de sal refinado e meio litro de Álcool liquido à 92º (92 GL), (obviamente, esta caixa de isopor estará bem longe da churrasqueira, para você e seus amigos não virarem o churrasco) que juram garantir sua cerva estalando em cinco minutinhos.

Mas, se procurarmos ajuda realmente especializada como, por exemplo, o empresário Manuel Suarez, dono da casa cervejeira Herr Brauer , descobriremos dicas bem interessantes.

Uma delas é nunca colocar as garrafas deitadas na geladeira. Esse erro comum, para ganhar espaço na geladeira, faz com que a área de oxidação aumente, perdendo algumas propriedades da fórmula original da cerveja, assim como o contato direto com a parte inferior da tampinha, geralmente emborrachada, faz com que o sabor da “cerva” se altere um pouco. Ou seja: cerveja boa gela em pé!

Outra dica importante é não colocar a cerveja direto no freezer. O ideal é que o processo de resfriamento da seja contínuo, e não levá-la para um ambiente onde é dado um choque térmico violento para acelerar o processo.

Manuel lembra ainda que cada cerveja tem um estilo e com isso uma forma de ser servida, assim como um copo próprio, que favorece a formação do colarinho que mantém a temperatura e retém o gás.

Hum… deu até vontade de abrir uma geladinha. :)

Share this article

One Response

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Francine, Namoral Produções. Namoral Produções said: Vai uma geladinha aí? "Como gelar cerveja: dicas de um profissa!" http://www.namoral.com.br/blog/?p=1967 [...]

Leave a Reply